Conta-nos as literaturas ocultistas, que o mundo espiritual (ou divino) é puramente abstrato, não podendo ser interpretado de forma literal, pois como não possui forma, cor ou cheiro, é imaterial, portanto incompreensível ao discernimento objetivo, a mente concreta, o intelecto embasado somente no raciocínio.
Então qual é a solução? Será que estariam os homens de intelecto fadados eternamente a serem total ignorantes quanto aos assuntos da espiritualidade? Será que somente as pessoas mais simples, guiadas pela intuição e pelo sentimento que podem ser agraciados com a sabedoria-divina?
Obviamente que não, pois foi entregue para a humanidade uma chave que pode acessar a realidade subjetiva, ela é a manifestação objetiva da mente abstrata, esta chave é o Sonho.
Através do sonho, o homem viaja entre mundos imateriais, vislumbra os arquétipos e os interpreta da maneira que melhor cabem em seu discernimento, este nem sempre objetivo, pois estimula também outras formas de aprendizado e compreensão, formas ainda desconhecidas pela ciência acadêmica ocidental.
Há também uma chave para a interpretação do sonho, que é a Arte, onde o homem tenta tornar seu sonho concreto, visível e acessível para os demais, sem limitá-lo a uma interpretação puramente literal.
Portanto, o sonho é a chave de acesso ao conhecimento espiritual, e o artista é o zelador da chave, que através de suas obras auxilia e estimula o restante da humanidade a sonhar com ele.
CAMOS
http://cronicasespiritualistas.blogspot.com/2011/02/arte-o-sonho-concreto.html
http://cronicasespiritualistas.blogspot.com/2011/02/arte-o-sonho-concreto.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário